EVENTOS
Delegação dos Bombeiros de Borba junto de Sua Santidade o Papa Francisco
Ordenação diaconal de Carlos Corrales na igreja Matriz
PEREGRINAÇÃO GRUPO JOVENS
A SANTIAGO DE COMPOSTELA
JUNHO 2024
Corpo de Deus e primeiras comunhões em Borba 30 maio 2024
Visita pastoral - maio 2024
Benção dos pães em Rio de Moinhos
Conforme manda a tradição, também este ano foi realizada a benção dos pães do IV domingo de quaresma na igreja de São Tiago em Rio de Moinhos
Festa da Epifania
No dia 7 de Janeiro de 2024 celebramos a festa da Epifania com uma representação do nascimento de Jesus realizada com a participação de catequistas, jovens e outros paroquianos das paroquias de Borba. Foi um encontro catequético para todas as crianças da catequese e um bom momento de oração para toda a comunidade paroquial! Bem haja a todos os que colaboraram!
Natal em Rio de Moinhos
As crianças da catequese de Rio de Moinhos, acompanhadas pelas catequistas, viveram o tempo de Natal espalhando a Boa Nova do nascimento pelas ruas da aldeia e visitando as pessoas mais idosas com cartões de Natal feitos por eles e com uma mensagens de santas festas. Na missa de Natal, participaram na celebração realizando uma pequena representação do Evangelho de Natal!
Caminhada da paroquia de Borba ao Santuário da Imaculada Conceição de Vila Viçosa no dia 8 de dezembro 2023
Inicio da catequese em Rio de Moinhos
Dias na Dioceses, uma semana com peregrinos de Guatemala e México preparando a JMJ de Lisboa 2023!
Festa de Santo Antonio em Borba
Primeiras comunhões em Borba
- Corpo de Deus -
Terço da catequese - maio 2023
Igreja Matriz de Borba
A caminho da JMJ 2023 de Lisboa...
Dia diocesano do adolescente em Montemor-o-Novo 2023
Festas do Senhor dos Aflitos
Agosto 2022
Encerramento da catequese 2022
No domingo dia 26 de Junho realizamos o encerramento da catequese: saímos a pé da igreja matriz as 18h rumo a santa Bárbara. Fizemos uma caminhada por grupos e, ao longo da caminhada, encontramos 5 postos onde tivemos que passar por diferentes desafios: perguntas, adivinhas e jogos onde todos participaram! À chegada tivemos um momento de oração em conjunto, para agradecer o Senhor pelo ano pastoral que nos concedeu. Terminamos com uma pequenas partilhas de bolos e sumos. Um lindo dia, onde pudemos dar graças a Deus por tudo o que fez por nós!
Peregrinação dos jovens a Xavier
Entre o 9 e o 12 de Junho 2022 realizamos uma peregrinação com 15 jovens do grupo do Crisma de Borba a Espanha. Visitamos Avila, Pamplona e Xavier. Descobrimos a vida de Santa Teresa de Avila e de São Francisco Xavier e visitamos o convento de Jesus Communio em La Aguilera. Quatro dia em que percorremos muitos quilómetros mas em que também aprofundamos muito a nossa fé.
Agradecemos a contribuição da Camara Municipal, da Delta e de todas as pessoas que contribuíram para que esta viagem tão enriquecedoras pudesse ser realizada!
Crismas na paróquia
No dia 18 de junho 2022 na Igreja paroquial de nossa Senhora das Neves do Sobral (Matriz) de Borba, dom Francisco José Senra celebrou a missa vespertina dominical com a administração do sacramento da confirmação
Visita ao Santíssimo Sacramento (breve guia para a oração)
Se soubéssemos a enorme graça da Adoração Eucarística, passávamos dias inteiros de joelhos diante do altar. Adorar o Santíssimo Sacramento é acompanhar o próprio Jesus no momento de Seu sacrifício pela humanidade. Ele ensinou-nos assim, através de Santa Margarida Maria Alacoque (com quem começou esta devoção).
Queremos fornecer aqui um breve guia para visitar e adorar o Santíssimo Sacramento:
Saudação inicial (entra em silêncio)
Entra em silêncio e dirige-te à Capela do Santíssimo Sacramento.
Ajoelha-te com ambos os joelhos diante de Jesus, realmente presente na hóstia consagrada exposta, e faz o Sinal da Cruz.
Oração de preparação
Depois de encontrares um banco ou um local próprio, ajoelha-te e faz uma oração para preparar o teu coração. Pode ser feito espontaneamente, por ti mesmo, ou tirado de algum livro de oração.
Recomendamos esta oração:
"Oh doce Jesus que, escondido sob o véu eucarístico, escutas piedosamente os nossos humildes argumentos e os apresenta ao trono do Altíssimo, recebe agora os ardentes desejos dos nossos corações. Ilumina a nossa mente, reafirma as nossas vontades, revitaliza a nossa perseverança e acende nos nossos corações a chama de um santo entusiasmo, de modo a que, superando a nossa pequenez e conquistando todas as dificuldades, possamos oferecer-Lhe o tributo digno da sua grandeza e majestosidade, adequado aos nossos anseios e santos desejos. Ámen."
Leitura espiritual e meditação
Podes escolher uma passagem aleatoriamente, mas é também conveniente que leias o Evangelho do dia, ou escolhas uma reflexão do livro de orações. Após essa reflexão, permanece em silêncio e medita sobre o que acabaste de ler. É importante que neste momento tentes silenciar a mente e o coração, rejeitar pensamentos de distração e ouvir o que Deus te está a dizer. O silêncio é a porta que predispõe a alma a ouvir. Se leste uma parte do Evangelho, podes imaginá-la e meditar sobre o que ela te transmite, sobre como fazes parte dela e sobre os sentimentos e pensamentos que esta leitura desperta no teu coração.
Escreve
Esta é uma prática pessoal muito útil. Podes ter um diário unicamente para o Santíssimo Sacramento onde poderás escrever algumas meditações sobre o que pensaste e/ou sentiste. Este é um auxílio de memória para a tua vida espiritual e isso lembrar-te-á dos momentos que experimentaste e da compreensão que ganhaste, antes mesmo do próprio Deus. Ser capaz de voltar aos nossos encontros com o Senhor fortalece-nos quando os tempos são difíceis.
Reza
Após a meditação, podes rezar o Rosário, a Via Crucis (Caminho da Cruz), uma outra oração sobre a Eucaristia ou ainda a Liturgia das Horas (esta última de acordo as horas da tua visita).
Faz uma comunhão espiritual
ou reza o terço
Na presença do Santíssimo Sacramento exposto, podes recebê-Lo no teu coração através da comunhão espiritual. Esta forma de comunhão é algo a fazer, apenas se por algum impedimento, não puderes receber o Sacramento da Eucaristia (por exemplo, não conseguiste manter o mínimo de 1 hora de jejum ou precisas do sacramento da confissão). Segue aqui uma oração para dizeres nestes casos (embora não sejam únicos, há muitos outros que podes e deves consultar). Após a comunhão espiritual, podes fazer uma variação da Coroa das Cinco Chagas de Jesus Cristo, que consiste em rezar cinco vezes o Pai Nosso, a Ave Maria e a Glória, em memória das cinco chegas de Cristo Crucificado e um Pai Nosso adicional para o papa.
"Meu Jesus, acredito que estás presente no Santíssimo Sacramento. Adoro-Te acima de todas as coisas, e desejo receber-Te na minha alma. Como não posso, neste momento, receber-Te sacramentalmente, peço que venhas espiritualmente até ao meu coração. Abraço-te como se eu já lá estivesse e me unisse completamente a Ti. Nunca permitas que eu seja separado de Ti. Ámen."
Oração final (o Louvor Divino)
Uma vez que terminas a Adoração, oferece uma oração de despedida - pode ser tua, gerada pela inspiração espontânea, ou novamente algo retirado do livro de oração. Agradece o momento vivido, oferece a tua Adoração para alguém que viva em dificuldade e pede as tuas intenções. Podes ainda permanecer e rezar os Elogios Divinos, que são um conjunto de orações que têm o propósito de lutar contra o mal do mundo:
Bendito seja Deus.
Bendito seja o Seu Santo Nome.
Bendito seja Jesus Cristo, Deus verdadeiro e homem verdadeiro.
Bendito seja o Nome de Jesus.
Bendito seja o Seu Sagrado Coração.
Bendito seja o Seu mais precioso sangue.
Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento do Altar.
Bendito seja o Espírito Santo, o Paráclito.
Bendita seja a grande Mãe de Deus, Maria Santíssima.
Bendita seja a sua Santa e Imaculada Conceição.
Bendita seja sua Gloriosa Assunção.
Bendito seja o nome de Maria, Virgem e Mãe.
Bendito seja São José, o esposo mais casto.
Bendito seja Deus em seus anjos e em seus santos.
Ámen!
FONTE: www.paroquiasoeiras.com